História culinária: como são feitas as pizzas na Itália

História culinária: como são feitas as pizzas na Itália

história-culinária-como-são-feitas-as-pizzas-na-Itália

história-culinária-como-são-feitas-as-pizzas-na-Itália

Você sabia que a história da pizza não começou na Itália? Pois é! Sua história começou em um outro lugar da Europa, e muito antes do que você provavelmente imagina. A pizza como conhecemos – ou o mais próximo dela – foi inventada há pelo menos 6 mil anos. E só foi chegar na Itália por meio das Cruzadas durante a Idade Média.

E na Itália que o molho de tomate foi adicionado a receita – se tornando um ingrediente indispensável. Nesse intercâmbio cultural que ainda acontece com a receita, muitos “formatos de pizza” foram criados. A pizza tradicional italiana teve milhares de mudanças em sua receita.

Mas o que é a pizza tradicional italiana?

A pizza italiana pode ser definida por duas palavras: tradição e minimalismo. A massa é fina e a borda simples, sem recheio. Os ingredientes são poucos, bem escolhidos, harmonizados e a produção é artesanal.

Seguindo a tradição da “familia tradizionale”, os ingredientes têm que ser fresquíssimos. Outro detalhe é a quantidade: poucos ingredientes, pois, para os italianos, o sabor de cada ingrediente deve ser prezado e valorizado, os cardápios têm, em média, seis sabores. A base é sempre a mesma: o molho de tomate feito na hora, a muçarela de búfala e o manjericão. Percebeu que lá eles usam muçarela de búfala? É por que ela tem um sabor que não compete com o molho de tomate – tornando possível apreciar o sabor de todos os ingredientes.

As pizzas são artesanalmente produzidas, com a massa aberta à mão, o que torna toda pizza única. A massa é fina e a borda simples, para não competir com o sabor dos ingredientes.

Sabores

O princípio da pizza tradicional italiana é de que o sabor de cada ingrediente deve ser prezado e valorizado. Por isso, o cardápio possui opções reduzidas de sabor.

  • Capricciosa – funghi, alcachofra e presunto cru;
  • Parmeggiana – molho de tomate, queijo parmesão e manjericão;
  • Napolitana – tomate, muçarela e anchovas grelhadas;
  • Margherita – muçarela, molho de tomate e manjericão;
  • Marinara –  molho de tomate, alho e orégano.

Os italianos são tão ligados a sua tradição culinária que os sabores Margherita e Marinara são um tipo de “patrimônio histórico” da União Europeia. As receitas desses sabores não podem ser alteradas por nenhum estabelecimento que serve pizza em toda a Itália.

Como todo mundo adora pizza, por que não vir provar a nossa? Oferecemos um cardápio que mantem as tradições italianas, mas com todo aquele gostinho brasileiro!

O Domenico é um restaurante italiano no Juvevê com um cardápio rico e diversos pratos tipicamente italianos. Saiba mais sobre os sabores italianos no nosso blog e siga nossa página no Facebook!

Facebook Comentário

Post Relacionados

Leave a comment