3 pratos italianos que todo mundo precisa provar! - Domenico Pizzaria

3 pratos italianos que todo mundo precisa provar!

Que a culinária italiana faz sucesso no mundo todo ninguém pode negar. Mas há uns pratos que todo mundo precisa provar! Alguns mais desconhecidos, outros não, mas todos deliciosos!

A união do sabor italiano com o brasileiro resultou em pratos muito saborosos, que fazem parte do nosso dia a dia. Massas como pizza, lasanha e spaghetti já caíram no gosto popular e, para muitos, são refeições indispensáveis. Porém, há alguns pratos italianos que não fazem tanto sucesso, mas que são extremamente deliciosos! Confira:

Rondelli

O rondelli é um prato muito versátil que pode ser consumida com diferentes molhos e recheios. A palavra rondelli vem do latim rotundus que significa “redondo, circular” e, em uma análise figurada, quer dizer “perfeito, completo”. Rondo, em italiano, significa “redondo” e rondelli é o diminutivo no plural, redondinhos.

O rondelli é uma massa enrolada, semelhante ao rocambole, que pode conter recheio de frango, presunto e queijo, ricota, tomate seco, quatro queijos, camarão, enfim, inúmeras possibilidades! Normalmente acompanhada por molho branco, ao sugo ou quatro queijos, o rondelli é um ótimo prato principal. Além da possibilidade infinita de combinação entre recheio e molho, há também massas de rondelli diferenciadas, como de espinafre.

3 pratos italianos que todo mundo precisa provar 1

Foto: Tá na Mesa

Cappelletti

O cappeletti (pasta ripiena, em italiano) é uma evolução dos ravioli. No século 12, os raviolis faziam muito no norte da Itália, em Emília-Romanha, cuja capital é Bolonha. Sucesso entre os nobres e os plebeus, a massa de forma quadricular era feita só com farinha de trigo e ovo e recheados com carne ou queijo.

No entanto, a confusão na hora de servir o ravioli era tamanha que foi necessário fazer a diferenciação do recheio com formatos diferentes da massa. Os de queijo mantiveram a forma quadricular e os de carne passaram a ter a forma de um triângulo, com uma de suas pontas retorcidas, parecida com um chapéu. O nome vem do Latim Medieval cappellus, que significa “chapéu”, derivado de caput, “cabeça”.

Os cappeletti são tradicionalmente servidos in brodo, ou seja, em caldo, que pode ser de carne ou de frango.

Polenta

Usada normalmente como complemento dos pratos e não como prato principal, a polenta é um sucesso aqui no Sul por causa da grande influência dos imigrantes italianos. A polenta é feita de farinha de milho e leite, tendo uma coloração amarelada ou bege, e pode ser dura, mole, frita ou grelhada.

E você, já experimentou alguma dessas delícias? Comente abaixo ou nas nossas redes sociais!

O Domenico é um restaurante italiano no Juvevê com um cardápio rico e diversos pratos tipicamente italianos. Saiba mais sobre os sabores italianos no nosso blog e siga nossas redes sociais!

 

Facebook Comentário

Post Relacionados

Leave a comment