A história da pizza, um dos pratos mais famosos do mundo

A história da pizza, um dos pratos mais famosos do mundo

A história da pizza origem de um dos pratos mais famosos

A pizza é um dos alimentos mais consumidos do mundo e possui diversos tipos de recheio que agradam aos mais diferentes paladares. Esse prato como conhecemos passou por muita história, e tudo começou cerca de 10 mil anos atrás!

A mistura de farinha e água começou há mais ou menos 10 mil anos na Mesopotâmia, atual Iraque, quando o homem começou o cultivo de grãos e passou a consumir essas massas. Segundo os historiadores, a massa era dura, seca e achatada, e era assada sobre pedras quentes. Graças a descoberta dos egípcios, há cerca de 6 mil anos, as massas começaram a passar pelo processo de fermentação, que deixava o pão mais leve e aerado, e começaram a ser preparadas em fornos, que foram inventados pela civilização egípcia.

A partir disso, outros povos como fenícios, babilônios, persas, hebreus e gregos adotaram a fermentação egípcia na panificação e acrescentavam ingredientes a sua escolha nesses discos de massa, chamados de ”Pão de Abraão” – os fenícios adicionavam carne e cebola, já os turcos, cobertura à base de carne de carneiro e iogurte fresco.

Os gregos que se fixaram no Sul da Península Itálica e na Sicília entre os séculos 7 e 5 a. C, e os etruscos – povo que habitou a Etrúria, atual Toscana, entre os rios Tibre e Arno, a partir do século 7 a.C. -, colocavam coberturas nesses discos. Esse alimento passou a ser muito consumido na região italiana pelos mais pobres. Era o princípio da pizza como conhecemos hoje.

Margherita

A primeira pizza surgiu quando o Rei Humberto e a Rainha Margherita foram a Nápoles pela primeira vez em 1889. O primeiro pizzaiolo da história, Dom Raffaele Espósito, preparou o disco com mussarela, tomate e manjericão. A rainha apreciou tanto este prato que Dom Raffaele decidiu batizar a criação de Margherita. A primeira pizzaria do mundo foi fundada em 1830 chamada Antica Port’Alba. 

Com a imigração italiana, a pizza se tornou mundialmente conhecida e foi difundida em diversos países que adaptaram a receita aos seus costumes. Aqui no Brasil, a culinária italiana é muito apreciada e estima-se que 1 milhão de pizzas são consumidas todos os dias no país, segundo a Apuesp (Associação Pizzarias Unidas).

Você gosta desse prato? Comente aqui abaixo!

O Domenico é um restaurante italiano no Juvevê com um cardápio rico e diversos pratos tipicamente italianos. Saiba mais sobre os sabores italianos no nosso blog e siga nossas redes sociais!

Facebook Comentário

Post Relacionados