História: a imigração italiana em Curitiba - Blog Domenico

História: a imigração italiana em Curitiba

historia-imigracao-italiana-em-curitiba

historia-imigracao-italiana-em-curitiba

No mundo existem cerca de 60 milhões de descendentes de italianos e metade deles moram no Brasil. Mas, o que trouxe todos esses imigrantes para as terras brasileiras?

Os primeiros imigrantes italianos começaram a chegar no Brasil na década de 1870. Porém, o maior fluxo aconteceu entre 1880 e 1910 – principalmente para a região sul e sudeste. Na época, a Itália estava passando por uma grave crise de empregos, por conta da industrialização do país. A parcela mais simples da população, que fazia trabalhos manuais e “automáticos”, passou a ser substituída por máquinas. Por conta disso, essa população – principalmente de áreas rurais – resolveu embarcar para o Brasil. Nosso país era visto como uma terra nova, com inúmeras oportunidades.

Leia também: A culinária italiana no Brasil.

De: Itália
Para: Brasil

Uma das maiores colônias italianas em nosso país é no estado do Paraná. Os primeiros a chegarem aqui foram os Vênetos, que se estabeleceram em regiões perto de Paranaguá, como Morretes e Antonina. No começo, a maior parte dos imigrantes trabalhavam como colonos autônomos, mas com o desenvolvimento da indústria do café no estado, passaram a compor a mão de obra do setor.

Com a emancipação política do Paraná e os incentivos do governo à colonização, o Paraná teve um grande aumento de imigração de europeus. Os italianos vieram para Curitiba em 1872 e criaram a colônia de Santa Felicidade em 1878. Os imigrantes originários do norte da Itália eram, em sua maioria, operários, artesãos, profissionais especializados e comerciantes. Já os do sul, estavam ligados à lavoura. Eles introduziram novos implementos agrícolas, e tinham o costume de vender sua produção de hortaliças de carroça.

A vinda desses imigrantes trouxe um novo ritmo de crescimento para a cidade, influenciando de forma marcante os hábitos e costumes locais. Mas não dá para falar de imigração italiana sem falar das delícias que eles trouxeram para nossa cultura, certo?

Influências italianas

A vinda dos italianos enriqueceu a culinária brasileira, e trouxe uma gama de novos pratos e combinações. Muito bem temperados, os pratos italianos normalmente possuem muitas ervas, como manjericão, manjerona, orégano e sálvia, que são altamente nutritivas. O manjericão, por exemplo, é muito presente nas refeições e possui diversas vitaminas.

A influência é tão grande que hoje é praticamente impossível encontrar alguém que não goste de pizza, um clássico da terra da bota. A união do sabor italiano com o brasileiro resultou em pratos muito saborosos, que fazem parte do nosso dia a dia. Massas como pizza, lasanha e spaghetti já caíram no gosto popular e, para muitos, são refeições indispensáveis.

O Domenico é um restaurante italiano no Juvevê com um cardápio rico e diversos pratos tipicamente italianos. Saiba mais sobre os sabores italianos no nosso blog e siga a gente no Facebook!

Facebook Comentário

Post Relacionados

Leave a comment