Culinária italiana no Brasil

Culinária italiana no Brasil

Culinária italiana no Brasil

Os refinados pratos italianos conquistaram o coração dos brasileiros e são um sucesso nos restaurantes. As famosas massas fazem parte do nosso cardápio e muitos ingredientes são populares aqui graças a chegada dos italianos.

Considerada a principal influenciadora da cozinha ocidental, a Itália tem uma culinária que utiliza muito tempero – orégano, manjericão, salsa, alecrim etc -, característica que foi incorporada nas terras brasileiras. O ápice da imigração italiana ocorreu entre 1880 e 1930, e os italianos, devido a imensidão de terras disponíveis para cultivo, plantavam muitas frutas, verduras e legumes. Alguns ingredientes se tornaram parte da nossa cultura, como a berinjela.

O pão, o molho de tomate e vinho também foram incorporados na nossa cultura e estão muito presentes na mesa do brasileiro. Antes da chegada dos italianos, nós consumíamos pão de milho ou derivados da mandioca, como o beiju de tapioca, farofa e pirão. Em São Paulo, principal destino dos imigrantes, foi aberta as padarias que faziam pães de fermentação longa e natural, como de Santa Tereza (1872), Ayrosa (1888) e a Popular (1890, da família Di Cunto). Já o molho de tomate entra na receita de muitos pratos e é muito incorporado nas massas, que eram consumidas secas até então.

A produção do vinho pelos italianos ganhou força nas terras gaúchas, onde o plantio começou a ser feito com ajuda do governo que dividiu muitos lotes às famílias italianas vindas principalmente de Vêneto, Lombardia e Trento, que tinham até 12 anos para pagar pelas terras. Graças a chegada dos italianos, a produção no país deu um salto devido ao conhecimento técnico aprimorado e uma grande cultura de consumo. O registro mais antigo da produção de vinho no Rio Grande do Sul é de 1883, quando o cônsul da Itália, Erico Perrot, visitou uma plantação no Vale dos Vinhedos em Garibaldi. No registro há a informação de 500 mil litros de vinho produzidos na região.

Culinária italiana no Brasil 2

Todos esses produtos estão presentes veementemente na culinária italiana no Brasil. Englobando características dos dois países, o surgimento de restaurantes italianos foi crescendo e se tornando um sucesso graças a receitas extremamente saborosas que unem o sabor italiano ao brasileiro. Pizza, lasanha, spaghetti, calzone, polenta, rondelli, nhoque e muitos outros pratos são quase indispensáveis no cardápio dos brasileiros. Além do vinho, claro!

O Domenico é um restaurante italiano no Juvevê com um cardápio rico e diversos pratos tipicamente italianos. Saiba mais sobre os sabores italianos no nosso blog e siga nossas redes sociais!

Facebook Comentário

Post Relacionados

Leave a comment